Hanwoo Rhapsody: Novos cortes novos sabores!

Esse é o lema da série que vem surpreendendo os amantes da carne. Como já mencionamos por aqui o gado Hanwoo compoem a base das raças Wagyu, e como é de se esperar também tem muita qualidade quando o assunto é carne.

Assim como no Japão, na Coréia também não era permitido o abate de animais para consumo humano, os animais serviam exclusivamente para trabalhos rurais. O consumo da cerne era restrito e o abate so poderia ser realizado mediante autorização do estado, caso contrário esse era um ato passível de pena de morte.

Os abates eram mais comuns em datas especiais, o consumo de carne era algo raro e muito apreciado pelos coreanos, por isso 100% dos animais abatidos eram aproveitados. Atualmente o consumo de carne é permitido; e o Hanwoo já é comercialmente explorado, alvo de grandes programas de melhoramento genético, prova disso é a evolução tanto da qualidade da carne quanto das carcaças, que dobraram de peso nos últimos 50 anos.

A carne Hanwoo não tinha maciez e suculência que tem hoje, de modo geral só eram autorizados abate de animais velhos que não podiam mais trabalhar no campo, por isso a maior parte das receitas tradicionais coreanas, contemplam cozimento dos cortes e caldos por longas horas. Isso sem mencionar o processo de “marinar” a carne que também foi adotado pensando em torna-la mais macia.

Os tempos mudaram, o gado mudou e a carne que era tida como dura, hoje também é tida como referencia de marmoreio e qualidade.

Episódio 1

No primeiro episódio, alem do contexto historico, são apresentados os cortes feitos, mais de 120 cortes, isso envolvendo músculos e orgãos. A regra é não disperdiçar nada, aproveitando o boi da cabeça ao rabo.

Apessar de muito tradicional, o churrasco coreano se papularizou apenas no século 18. o episódio, chama a atenção, como são apreciados cortes que na cultura ocidental não são tão valorizados.

Episódio 2

Para quem ficou impactado com o primeiro episodio, quanto ao aproveitamento dos cortes, não perca o segundo episódio. São abordadas diferentes modos de preparo para visceras e até mesmo cortes orindos da cabeça do animal (de onde são aproveitados 10 cortes!).

Para os amantes dos métodos de maturação eles aboradam como a mesma é feita, e de modo geral adotada em animais mais velhos e que tiveram classificação de marmoreio inferior.

Por fim também é abordado um pouco sobre as raças que compoem o gado Hanwoo, muitas quase extintas. O episodio expoe o desafio enfrentado por pecuaristas coranos, ja que o custo de produção no país é elevado e até pouco tempo atrás seu rebanho não era reconhecido por sua qualidade, foi então que com apoio do governo houveram grandes investimentos em melhoramento genetico e aperfeiçoamento da criação desses animais para que chegassem nos resultados que tem hoje.

Acesse a série diretamente aqui: Hanwwo Rhapsody – Netflix

E você já assistiu a série? Conta pra gente o que achou! Fiquem ligados, os epsódios estão sendo lançados semanalmente.