Peças de Picanha Wagyu com mais de 2,5kg, Maminhas de mais de 1,5kg e grandes AOL, por que animais Wagyu apresentam corte e peças tão grandes?

Os animais em si não são grandes, mas ao vermos suas peças e cortes isso não parece verdade!

Isso ocorre pois para termos a deposição de Marmoreio esses animais passam períodos maiores em confinamento , que dependendo do sistema adotado, podem variar de 6 meses a vida toda (como ocorre na maioria dos casos no Japão). O manejo confinado aliado a uma dieta estratégica, irá fazer com que esses animais expressem todo seu potencial de Marmoreio, até aqui nenhuma novidade.

marmoreio wagyu

(foto: Haverick Meats)

Carcaças

O gado Wagyu é conhecido por sua precocidade sexual, machos e fêmeas podem atingir maturidade antes mesmo de completarem um ano de idade. Porém quando se trata de desenvolvimento de carcaça esses animais levam mais tempo pra atingir sua estatura adulta e completar seu crescimento. Ao analisarmos os animais em si, conclui-se facilmente que são animais de porte pequeno quando comparado as demais raças bovinas de corte.

Apesar de pequenos o Wagyu se torna uma excessão quando o assunto é peso ao abate, esses animais se desenvolvem chegando facilmente a pesar mais de 700kg, não sendo raro vermos animais pesando mais 1 tonelada. Algumas marcas como o Kobe Beef por exemplo limitam o peso da carcaça a até 499kg, a fim de evitar despadronização de seus produtos. O rendimento de carcaça também é superior atingindo média de 57% nos abates certificados brasileiros.  Mas qual necessidade de se abater esses animais tão pesados?

Marmoreio

O Marmoreio é algo a ser “construído” pacientemente desde a gestação animal, mas fica o desafio de “encher” essas células durante a fase de terminação/confinamento. Esse período deve ser maior pois o ultimo local de deposição de gordura é entre as fibras musculares. Por isso, tamanho cuidado na fase de terminação e engorda. Os animais devem ganhar peso de forma constante, o desejado é que o GMD (Ganho Médio Diário) fique entre 800gr e 900gr/dia. Altos ganhos diários podem indicar acabamento de carcaça precoce, maior custo da dieta e não implicará na redução do tempo de confinamento, quando se busca maior marmoreio.

Saibas mais:

  1. Classificação de Marmoreio
  2. Dicas de Preparo
  3. Criação
  4. História e Raças
EnglishPortugueseSpanish