Houve duas características extraordinárias sobre o vencedor da competição de carne Wagyu da Associação Australiana de Wagyu de 2022, cujos resultados foram anunciados ontem à noite. O empresa-gerente da cadeia de suprimentos da Austrália do Sul, Mayura Wagyu, conquistou o título geral do grande campeonato pela segunda vez, este ano com uma entrada na classe Fullblood que exibiu o marmoreio mais pesado já registrado nos 11 anos de história da competição. Os resultados foram anunciados e premiados durante um jantar brilhante realizado em Melbourne, encerrando a conferência Wagyu Edge de 2022. A segunda conquista extraordinária foi que a espécime vencedora do grande campeonato fez isso depois de apenas 270 dias em rotina alimentar.

O gado puro-sangue Wagyu na Austrália é tradicionalmente alimentado entre 450 e 600 dias, sugerindo um novo nível de eficiência alimentar possível do qual o setor Wagyu pode se beneficiar muito. A espécime vencedora se destacou fortemente na fase de julgamento do teste de sabor da competição, realizada em Brisbane em março. Isso sugere que as pistas visuais fornecidas pelas amostras cruas vistas na competição correspondiam claramente à qualidade alimentar final, julgada às cegas pelo grupo de jurados um pouco antes, anunciada ontem à noite. A grande campeã fullblood de Mayura alcançou 976 pontos de um potencial de 1040, produzindo um recorde histórico de marmoreio digital de 61pc, conforme medido pela câmera digital MIJ. Isso equivalia a uma pontuação de marmoreio digital de mais de 16 na escala japonesa de marmoreio.

A espécime também teve uma finura de marmoreio digital de 93,1, que é a mais alta já registrada para a competição – realizada já há 11 anos. A Mayura também foi líder na área do lombo, com uma enorme medida de 145 cm2. O diretor da Mayura, Scott de Bruin, disse que a espécime vencedora veio do próprio rebanho reprodutor de Mayura na costa de Limestone do sul australiano. O vencedor, representando a marca de carne Wagyu Signature Series de Mayura, veio de um novilho puro gerado pelo pai de Mayura, Mayura Notorious – o herdeiro aparente de seu pai, a coroa de Junior como indiscutivelmente o pai mais credenciado da indústria Wagyu australiana. “Isso é o que a Notorious pode fazer”, disse um exultante Scott de Bruin à Beef Central na reunião da noite passada. “É muito emocionante – a busca pela excelência genética é contínua, para todos nós envolvidos na indústria, e touros como este continuam a elevar nosso sucesso”. “Ele é o potencial divisor de águas para toda a indústria”, disse De Bruin. “O melhor do Japão – músculos maciços, marmoreio prodigioso e capacidade de marmorear cedo – é disso que trata Notorious.”

O peso da carcaça do vencedor foi de cerca de 460 kg, com apenas 27 meses de idade – muito jovem para os padrões Wagyu Fullblood. “Se você não ultrapassar os limites, nunca encontrará o que é bom”, disse De Bruin. “Tinha o maior lombo que já vi na minha vida. A espécime vencedora da amostra de striploin era tão grande que o saco de striploin padrão cryovac era muito pequeno para ser embalado”, disse ele. “Tivemos que cortar a corrente e cortar o outro lado. Acabamos cortando um monte de bifes na ponta – só para colocar no saco.” O Sr. de Bruin disse que Mayura se concentrou fortemente em alcançar um marmoreio alto – e consistentemente alto – depois de apenas dias relativamente curtos de ração. Todos os novilhos puros desde 2015 foram alimentados por apenas 270 dias. “Se uma cadeia de suprimentos pensa que precisa de 600 dias de ração para produzir o melhor, ela não está se esforçando o suficiente”, disse ele. “Alimente por 600 dias, e a maioria deles – Fullblood – ficará bom. Mas abrindo caminho e tentando fazer algo único, você pode encontrar o melhor. Você não pode se dar ao luxo de ter gado em seus livros por três anos – é muito caro para o negócio.” De Bruin disse que, durante a competição de carne bovina com a marca AWA deste ano, a genética Notorious (progênie) foi vista em competição pela primeira vez. A alimentação no negócio integrado de Mayura ocorre em um confinamento de 6.000 cabeças em estilo japonês, usando uma ração à base de grãos brancos e silagem de milho com uma inclusão inovadora – resíduos de chocolate de uma fábrica de confeitaria próxima. Quatro palhetas de sêmen e duas progênies de Mayura Notorious foram vendidas por valores recordes na venda anual de genética Mayura Wagyu no início deste mês. O grande campeão de Mayura foi descrito pelos juízes da competição de carne de marca como “de classe mundial, com extremo marmoreio, suculência e sabor que se dissolveu em uma rica suculência de carne e manteiga com um caramelo exótico e um final doce e fresco”.

“A competição deste ano foi mais difícil do que nunca”, disse De Bruin. “Todos nós temos que continuar elevando o nível de produção.” Um painel de 32 juízes avaliou as inscrições deste ano às cegas, com base no sabor, suculência, textura e gosto geral, além do estado bruto visual. Em uma medida de progresso na seleção para o desempenho do marmoreio, mais de dez das inscrições deste ano exibiram marmoreio acima de 50% visual (IMF). O coordenador da competição, Ron Fitzgerald, disse que 46 inscrições – um recorde – foram recebidas este ano de cadeias de suprimentos em toda a Austrália, quase 50% a mais do que no ano passado. Houve 12 inscrições Fullblood Wagyu, 17 na classe mestiça e 17 na classe comercial Wagyu (intervalo de pontuação média de marmorização). O crescimento acentuado nas entradas Fullblood reflete a crescente ênfase na produção Fullblood Wagyu sendo vista em toda a indústria australiana, como uma proporção do gado Wagyu geral sendo criado e alimentado. Grandes vitórias para Rangers Valley Também proeminente entre os resultados deste ano foi o confinamento de Rangers Valley em Glen Innes, no Norte de NSW, reivindicando o Crossbred Wagyu e o Commercial Wagyu (pontuações de marmorização de 5 a 7) com exemplos extraídos do programa de marca WX Wagyu da empresa. O mestiço campeão somou 905 pontos, com marmoreio digital (usando a câmera MIJ) de 51pc e finura de marmoreio digital de 82,2, com área de lombo de 103 cm2. Os jurados elogiaram a amostra por seu aroma rico e tostado com textura cremosa e sedosa, sabores umami e saborosos de longa duração com suculência requintada e qualidade máxima. O campeão da classe comercial de Rangers Valley registrou marmoreio digital de 31pc e finura de marmoreio digital de 61,2, com uma área de lombo de 121 cm2. Os juízes descreveram a amostra como exibindo notas deliciosamente caramelizadas, salgadas e doces, maciez sedosa e sabor cremoso fresco com suculência e profundidade duradouras.

O diretor administrativo da Rangers Valley, Keith Howe, e o gerente de vendas, Andrew Moore, disseram que normalmente havia cerca de 15.000 mestiços (tudo de F1s a F4s) em ração a qualquer momento para o programa WX (Wagyu Cross) da empresa, alimentados por um mínimo de 360 dias. Os pesos das carcaças são tipicamente de 400 a 440 kg. As pontuações de marmoreio mais baixas de 5 a 7 são direcionadas para a marca WX, enquanto as de melhor desempenho vão para a submarca WX9. A maior parte do produto WX é destinada à exportação, principalmente restaurantes e hotéis sofisticados na China e outras partes do norte e sul da Ásia, complementados pelo Oriente Médio e outros destinos. O gado de engorda é retirado de qualquer lugar, desde Central Queensland até NSW e Victoria. A ração apresenta uso extensivo de silagem de milho, tendo o trigo e a cevada como principais ingredientes de grãos brancos. O coordenador da competição AWA Branded Beef, Ron Fitzgerald, elogiou as marcas australianas de Wagyu pelo crescente apoio que estão mostrando para a competição nacional de carne bovina com marca Wagyu.

“Considero um raro privilégio estar em uma sala onde tantos bifes de altíssima qualidade são exibidos juntos, representando a melhor carne bovina que a Austrália tem a oferecer. É ótimo ver a profundidade e a qualidade da indústria australiana de Wagyu sendo demonstrada nas inscrições. Os prêmios são um reconhecimento apropriado da excelência que essas marcas estão alcançando, pois fornecem aos produtores australianos de Wagyu um canal para fornecer ao público australiano e ao resto do mundo a melhor carne que pode ser produzida”. “O nível de qualidade e variedade de marcas continua a aumentar ano após ano, destacando o alto nível de competição e o foco contínuo na excelência na produção de Wagyu, a carne bovina de luxo do mundo”, disse Matt McDonagh, presidente-executivo da Australian Wagyu Association. Prêmio Gary McPherson Packing Room Também foi concedido ontem à noite o prêmio inaugural Gary McPherson Packing Room. O prêmio homenageia a contribuição de longa data para o Branded Beef Awards da Australian Wagyu Association de um dos personagens genuínos da indústria de carne australiana que morreu no final do ano passado de câncer no cérebro. Gary não era apenas amplamente respeitado por sua experiência como mestre açougueiro, mas também pelo entusiasmo contagiante e pela energia que trazia para cada tarefa em que estava envolvido. A família e os amigos de Gary apreciam a Wagyu Association por fazer isso e Ron Fitzgerald, que teve a ideia – que se originou com os meninos e meninas dos bastidores da NSW Art Gallery, que criaram o Packing Room Prize para o prêmio anual Archibald Portrait.

O vencedor inaugural da noite passada foi a Mayura Station.

Resultados completos Classe Fullblood: Patrocinado por Ced Wise AB Medalhistas de Ouro: Signature Series – Mayura Station; Jade Wagyu – Kilcoy Global Foods; Stone Axe Wagyu – Stone Axe Pastoral Co; Cobungra Station – Stone Axe Pastoral Co; Macquarie Wagyu – Direct Meat Co; Infinite Fullblood Wagyu – Rangers Valley. Medalhistas de Prata: Kiwami – Stockyard Beef; Master Selection – Mort & Co. Medalhista de Bronze: Jack’s Creek Wagyu – Jack’s Creek. Classe mestiça: Patrocinada pela Bovine Dynamics Medalhistas de ouro: WX9 – Rangers Valley; Carrara 640 – Kilcoy Global Foods; Jack’s Creek Wagyu X – Jack’s Creek; Stockyard Black – Stockyard Beef; L’GROW – Lotte International; Connors Wagyu – Direct Meat Co. Medalhistas de Prata: Kiwami – Stockyard Beef; Master Selection – Mort & Co; Omino – Harmony Agriculture & Food Co; Tajima – Andrews Meat Industries; Eight Blossom Beef – Starzen Australia. Medalhistas de Bronze: The Phoenix – Mort & Co; Black Opal – Harmony Agriculture & Food Co.

Classe Comercial Marble Score 5-7: Patrocinado pela Hughes Pastoral Medalhistas de ouro: WX – Rangers Valley; Icon XB Wagyu – Paradigm Foods. Medalhistas de Prata: Jack’s Creek Wagyu – Jack’s Creek; Tajima – Andrews Meat Industries; Eight Blossom Beef – Starzen Australia; DMC Black – Direct Meat Co. Medalhistas de Bronze: L’GROW – Lotte International; Omino – Harmony Agriculture & Food Co.

Matéria original: Beef Central