Na manha do dia 08 de Setembro conhecemos os Grandes Campeões da Raça Wagyu Kuroge da Expointer 2021.

O Juiz Dr. Rogério Satoru Uenishi ficou com a difícil missão escolher os melhores exemplares de cada categoria, ao todo foram apresentados 16 animais, de 3 criadores diferentes. São eles: Agropecuária Doce Vida, Invernada Santa Fé e Cabanha BB.

Durante o Julgamento Rogério comentou o quão desafiador pode ser julgar animais da Raça Wagyu Kuroge, já que os animais podem apresentar fenótipos muito diferentes uns dos outros, característicos das diferentes linhagens Kuroge (ver linhagens Wagyu Kuroge).

O Juiz também destacou algumas características que são valorizadas por criadores japoneses, por acreditarem estar correlacionadas a alta deposição de marmoreio. Como coloração dos chifres, é desejável que os mesmo sejam de cor “caramelo”; e a coloração da língua onde é desejável que seja em sua maior parte preta. (ver parâmetros zootécnicos das Raças Wagyu)

Rogério destacou também que deve-se tomar cuidado com os dados de marmoreio obtidos através da Ultrassonografia de Carcaça de animais Wagyu. ” Essa tecnologia não é suficiente para mensurar o marmoreio de animais das Raças Wagyu.” Por outro lado, ressalta a importância da US de carcaça para mensuração de  Gordura Subcutânea e principalmente Área de Olho de Lombo.

RESULTADOS

O Grande Campeonato entre os machos ficou com Masahiro SFW2554 FIV, um filho de CHR SHIGE 250 T em vaca CHR Kitaguini 07K, pesando 904kg aos quase completos 4 anos de idade. Animal de Criação e propriedade da Invernada Santa Fé  de Marco e Gisele Andras.

 

 

 

Nas fêmeas, o Grande campeonato ficou com Doce Vida 647 Kin 19 TE, uma filha de Yakult BR003 W03 Red TE em vaca Yakult BR002 W02 Red TE, animal Wagyu Kuroge que chamou atenção por sua pelagem marrom. Animal de propriedade e criação de Agropecuária Doce Vida de Ivone Schroder.