Sem duvida alguma, quando se trata de sistemas intensivos de criação a diarreia é uma das grandes preocupações entre os criadores.

Nas Raças Wagyu essa é uma das maiores causas de mortalidade entre bezerros. Esta condição/doença pode afetar bezerros em todo o mundo e tem um grande impacto financeiro no rebanho. Existem vários patógenos envolvidos, dos quais o mais comuns são:

  1. Vírus: Rota- e Coronovírus
  2. Bactérias: Salmonella e E. coli
  3. Protozoários: Cryptosporidium e Coccidiose

O método mais amplamente adotado, consiste na imunização (vacinação) de receptoras e matrizes. A vacinação deve ocorrer durante as últimas 8 semanas antes do parto aumentando muito o número de anticorpos transmitidos ao bezerro no colostro. Porém, infelizmente, o uso de vacinas nem sempre evita surtos de diarreia.

Como alternativa, afim de se minimizar totalmente qualquer perca causada por diarreia, criadores americanos desenvolveram o Sand Hills Calving System. Os patógenos acima mencionados, se acumulam no ambiente durante a temporada de nascimentos. Ou seja, bezerros que nascem mais atrasados ficam expostos a uma carga viral e bacteriana mais alta, tornando-os mais susceptíveis a diarreia. Essa lógica foi o fator determinante por trás do Sand Hills Calving System que se originou no EUA, mas já é amplamente adotado entre os criadores australianos de Wagyu.

Portanto, a fim de evitar que os bezerros nascidos mais tardiamente enfrentem maior exposição a altas cargas virais e bacterianas, o Sand Hills Calving System preconiza um manejo de pastagem rotacionado nos lotes que se encontram em parição.

Para resumir: o sistema é baseado no segregação de bezerros de acordo com a idade. Toda semana vacas prenhes devem ser transferidas para um novo  pasto (PASTO 2) e as vacas que pariram naquela semana permanecem no  pasto onde elas pariram (PASTO 1). Isso significa que apenas bezerros nascidos na mesma semana (máximo 10 dias) são mantidos juntos como um grupo.

Este sistema continua até o os bezerros mais jovens atingiram 4 semanas de idade, onde depois os grupos de bezerros podem ser agrupados novamente (bezerros correm menor risco após 1 mês de idade).

A principio, o sistema requer mais pastagens do que os sistemas convencionais, mas os estudos mostram que os resultados são muito compensatórios.

Acesse aqui trabalho completo sobre Sand Hills Calving System: http//extension.oregonstate.edu/crook/sites/default/files/ag/documents/SandhillsCalvingSystem.pdf

Texto WagyuBrasil.