Pelo segundo ano consecutivo, Mayura Itoshigenami Jr. é recordista de preço na venda de sêmens.

Filho direto de Itoshigenami TF148, alcançou o valor de AU$70.000,00 por uma dose de Sêmen, superando seu próprio recorde alcançado na edição anterior do ano de 2020 (AU$68.000,00). As doses seguem para território americano.

Um touro de exceção entre os animais Wagyu Kuroge, reprodutor que hoje é a base do famoso rebanho Mayura Station, é padreador de 40% dos bezerros nascidos anualmente. Com mais de 1000 carcaças avaliadas, Junior se destaca quanto a sua progênie, produzindo as melhores carcaças para a marca Mayura. Classifica continuamente seus produtos com marmoreios acima de 9 na classificação australiana. Líder também para AOL (área de olho de lombo), suas DEPS são reflexo da produção, atualmente Junior é Top 1% para Marmoreio (+3,2), para Marbling finess (+0,48) e para AOL (+7,7), todos índices com acurácia superior a 97%.

 

Destaque para Jr. novamente, entre as fêmeas recorde de preço para Mayura Q1436. Também filha de Itoshigenami Jr. arrematada por AU$160.000,00, novilha que se destaca por DEPS equilibradas e de alto marmoreio.

Mayura Station Wagyu

Fundada em 1945 na Limestone Cost, no Sul da Autrália a Mayura Station inicialmente trabalhava focada na pecuária tradicional. Foi então no ano de 1998 que é iniciada a criação de animais Wagyu, são importadas 25 fêmeas dos EUA. Marco que mudou a operação da família Bruin de direção.

Eles agora são uma operação totalmente verticalizada, “Da concepção ao consumo”, explica o diretor-gerente Scott de Bruin. Atualmente o rebanho consiste em cerca de 3.000 vacas Wagyu Kuroge,  e um total de mais de 8.000 cabeças de gado puro sangue Wagyu Kuroge, incluindo vacas, novilhas de reposição e novilhos. Scott diz que o rebanho está  atingindo uma média supeiror a 8 na escala de marmoreio australiana, com uma idade média de abate de 26 meses

Manejo Wagyu

O rebanho de vacas Mayura é administrado em um sistema de pastagem tradicional com nascimentos focados na primavera e outono. Os bezerros são desmamados aos 6 meses de idade, independentemente da estação, para garantir desempenho,a mesma base nutricional é dada a todos os animais. Isso permite uma comparação uniforme de carcaça e características de crescimento de ano para ano. Após o desmame, os bezerros são colocados em uma dieta balanceada predominantemente à base de silagem para manter seu crescimento durante o estágio de recria.

Os animais então entram na terminação (confinamento) com aproximadamente 16 meses de idade e 500 kgs. A partir daí, eles são alimentados por 300 dias antes de serem abatidos aos 24 a 26 meses de idade, com 26 meses parecendo ser o “ponto ideal”.

Scott diz: “A introdução de silagens na dieta desde o desmame tem sido fundamental para reduzir a idade de abate e dias na ração, continuando a ter ganhos na qualidade da carcaça. ” 

Genética e Nutrição que fizeram a diferença

No início, Scott diz “estávamos alimentando novilhos por 36 meses, o que simplesmente não era econômicamente viável.”  Assim, eles aprimoraram a dieta/manejo alimentar e, ao mesmo tempo, focaram no melhoramento genético. O melhoramento genético veio por meio de um programa de reprodução bem planejado, do qual Bruin diz colher os “dividendos” até hoje, melhoramento que Produziu não apenas o grande exponencial da Raça Kuroge da atualidade, Itoshigenami Jr., mas que entregou elevação dos niveis de marmoreio e que reduziu a idade de abate para 26 meses. De Bruin lembra também que todas as decisões que envolvem o programa reprodutivo, são tomadas com base no produto final, mais precisamente com o marmoreio produzido. Ja os cruzamentos são trabalhados predominantemente baseados no Sistema de Rotação de Linhagens Shogo Takeda, onde os reprodutores são classificados de acordo com os grupos (A, B, C e D) onde se obtem um rebanho equilibrado, produtivo e rentável. Ver sistema: https://www.wagyubrasil.com/o-wagyu/criacao/


 

Assine nossa Newsletter e fique por dentro dos principais eventos que envolvem as Raças Wagyu!

https://www.wagyubrasil.com/inscricao/

WagyuBrasil