Novilhos impressionantes superam marcas de 3kg/dia na primeira etapa da Palate Competition e do Wagyu Challenge 2023 do RNA, com vários lotes na divisão de 100 dias superando 3 kg diários de ganho de peso vivo. A prestigiosa competição da cadeia de suprimentos oferece quase US$ 55.000 em prêmios em dinheiro e atraiu 756 cabeças de gado este ano. 

O grande destaque deste ano foi para o lote de animais Charolês  cruzados, de criação do Juandah Grazing, de Guluguba, na região de Western Downs, O lote também ganhou o prêmio de maior ganho de peso individual para a Classe 37A, com o mais pesado de seus seis espécimes com ganho de 3,33 kg/dia. 

Devon Court Herefords, também de Western Downs, teve sucesso na classe 38 (70 dias), com um registro de GMD de 3,121kg Um dos novilhos do rebanho vencedor teve um GMD de 3,5kg, obtendo o Maior Ganho de Peso Individual da Classe de 70 dias, que também foi o maior GMD registrado na competição de 2023. 

Resultados do Wagyu

No Desafio Wagyu, a Hewitt Pastoral Enterprises, de Taroom, no Banana Shire, conquistou o primeiro lugar na Classe 39A (currais com 6 animais) com seu cruzamento Wagyu x Brahman registrando um GMD de 1,294 kg. Shima Wagyu obteve o maior ganho de peso individual para seu Shorthorn x Wagyu com um ADG de 1,516 kg. 

O presidente do Comitê da RNA Beef, Gary Noller, disse que não houve apenas um aumento considerável nas inscrições, mas um padrão muito alto em toda a competição, com os produtores de Queensland dominando. 

“Os produtores de Queensland tiveram um desempenho muito bom este ano e acredito que o gado que vimos nasceu após a seca de 2018/19 e teve uma melhor preparação devido à pré-entrada da temporada no confinamento”, disse Noller. 

“Este gado pós-seca foi levado a um padrão extremamente alto, sendo inscrito, e vimos o número geral de inscrições na competição aumentar de 751 no ano passado para 875 bovinos este ano. São os dados e a capacidade de comparar com seus pares no setor que fazem os expositores voltarem.” 

Noller disse que os vencedores da Competição Paddock to Palate de 100 dias irão exclusivamente para a marca JBS Royal 100, e o gado vencedor de 70 dias fará parte da marca JBS Queenslander. 

“Existem 50 lojas de varejo e 18 atacadistas da Sunshine Coast a Weipa, Mount Isa, Cunamulla e de volta à costa que venderão esta carne premiada este ano”, disse ele. 

“É uma exposição incrível para uma marca e o produto é tão procurado que a JBS tem dificuldade em acompanhar a demanda.” 

A marca JBS Royal 100 será distribuída para mais de 50 hotéis ao norte de Weipa, até Karumba no Golfo de Carpentaria e até Mount Isa, Longreach, Charleville, Roma, norte de NSW e muitos lugares intermediários. 

Denis Conroy, da JBS, disse que o Regatta Hotel receberá a família vencedora da competição antes do Ekka, comprará a caneta campeã e promoverá a marca Royal 100 por meio do evento. Ele ainda disse: 

“O objetivo da marca é permitir que os vencedores da competição levem a carne bovina de volta para suas regiões”, disse ele. 

“Este é um dos melhores produtores da Austrália e é uma das melhores carnes que você poderá comer.” 

A Competição Paddock to Palate apresentada pela JBS Austrália agora avança para a segunda fase, que é o julgamento de carcaças. 

As classes de competição 37, 38 e 40 são trifásicas, incluindo melhor ganho de peso agregado, carcaça e qualidade alimentar MSA, enquanto o Wagyu Challenge é finalizado em quatro fases em uma degustação de carne julgada por alguns dos melhores chefs do Queensland. 

Os expositores que obtiverem as pontuações agregadas mais altas em todas as fases das quatro classes receberão os prêmios gerais no Paddock to Palate and Beef Industry Dinner apresentado pela JBS Australia no Brisbane Showgrounds na quinta-feira, 10 de agosto. 

RESULTADOS 

Classe 37A – Rabobank Melhor Ganho de Peso para Baia de 6, 100 Dias de Novilhos Alimentados com Grãos 

1º – Juandah Grazing – Charolês X – ADG 3.057kg – Guluguba QLD 

2º – Palgrove Pastoral Company – Charolês X – ADG 2.895kg – Bukkulla NSW 

3º – Palgrove Pastoral Company – Charolês X – ADG 2,85kg – Bukkulla NSW 

Classe 37A – Rabobank Maior Ganho de Peso Individual 

1º – Juandah Grazing – Charolês X – ADG 3,33kg – Guluguba QLD 

Classe 38A – Elanco Animal Health Melhor ganho de peso para novilhos alimentados com grãos de 6 dias e 70 dias 

1º – Devon Court Herefords – Hereford – ADG 3.121kg – Drillham QLD 

2º – Russell Pastoral Operations Pty Ltd – Angus X – ADG 3.029kg – Blackall QLD 

3º – Aurelian Pastoral Company – Angus X Ultrablack – ADG 2.955kg – Warwick QLD 

Classe 38A – Elanco Animal Health Maior Ganho de Peso Individual 

1º – Devon Court Herefords – Hereford – ADG 3,5kg – Drillham QLD 

39A (Desafio Wagyu) – Smithfield Cattle Co Melhor Ganho de Peso para Baia de 6 Novilhos Wagyu Alimentados com Grãos 

1º – Hewitt Pastoral Enterprises – Cruz Wagyu Brahman – ADG 1.294 kg – Taroom QLD 

2º – Shima Wagyu – F1 Angus / Wagyu – ADG 1.266 kg – Bundarra NSW 

3º – McIntyre Agriculture – cruzamento Wagyu Angus – ADG 1.260 kg – St George QLD 

Classe 39A (Desafio Wagyu) – Smithfield Cattle Co Maior Ganho de Peso Individual 

1º – Shima Wagyu – F1 Shorthorn / Wagyu – ADG 1.516 kg – Culcairn NSW 

Classe 40A – Melhor Ganho de Peso para Baia de Seis Bois Livres HGP 

1º – Palgrove Pastoral Company – Charolês X – ADG 2.445kg – Bukkulla NSW 

2º (empate) – Palgrove Pastoral Co – Charolês X – ADG 2.385kg – Bukkulla NSW 

2º (empate) – Jabinda Pastoral – St. Charolês Angus – ADG 2.385kg – Tambo QLD 

Classe 40A – Maior Ganho de Peso Individual 

1º – Palgrove Pastoral Company – Charolês X – ADG 2,87kg – Bukkulla NSW

Matéria original aqui.