Logo após o nascimento, para garantir um começo de vida saudável, os criadores de Wagyu devem ficar atentos aos seguintes “C´s:

Colostro
As primeiras 12 horas de vida são críticas, portanto, é recomendável fornecer substituto de colostro a todos os bezerros de sangue puro em especial para as novilhas de primeira cria. A vacinação pré-parto também é algo muito importante para garantir uma boa imunidade aos bezerros.

Calorias
Foco na produção de leite da mãe através da genética e nutrição, oferta de leite de alta qualidade nos primeiros 3 dias é muito importante. A oferta de leite além de assegurar uma boa imunidade aos bezerros, vai garantir maior peso ao desmame e garante formação dos adipócitos o que futuramente vai impactar diretamente no marmoreio desses animais.

Cleanliness (Limpeza)
Condições das instalações de parto limpas, confortáveis e secas, com bom saneamento, ração e água frescas. Mais um ponto de atenção para garantir boa sanidade e saúde desses animais. Importante principalmente no controle da diarreia que pode aparecer nesta fase inicial dos bezerros.

Conforto
O estresse afeta a eficiência, o crescimento, a reprodução e a qualidade da carcaça (futuramente) mais do que qualquer outro fator isolado. O estresse térmico, ou até mesmo pós-desmame deve ser minimizado, animais estressados tem sua imunidade prejudicada o que pode favorecer o aparecimento de maiores complicações.

Consistência
Ou rotina. Bovinos são animais que exigem uma rotina, não importa qual seja o manejo adotado dentro da propriedade. É o momento mais desafiador dos 5 c’s. Os principais produtores no Japão tendem a ter uma rotina mais “consistentes” no manejo diário dos bezerros, quando comparado as demais operações…

Qual desses “C´s” você pratica na sua criação?